segunda-feira, 9 de novembro de 2009

COMPROMISSO OU COMPROMETIMENTO. SABE A DIFERENÇA?

Vamos antes as definições:

Compromisso é a forma, pública ou não, de se comprometer com alguém, com algum objetivo ou causa. Há diversos tipos de compromissos: compromisso religioso, compromisso amoroso, compromisso de negócios, etc. Ter um compromisso, é marcar uma data, reunião, ter uma ligação, acordo firmado. Promessas solenes; contrato; dívida, prazo marcado, hora marcada.

Comprometimento é tudo que as pessoas fazem a mais, sem que alguém tenha solicitado, de forma incondicional, é você surpreendendo as pessoas, sem cobrar nada por isso.



Hoje em dia, nas empresas e nos serviços contratados, encontramos pessoas realizando estritamente o necessário e de forma descompromissada e nem vamos levar em conta o comprometimento. Quantas vezes marcamos horários com pessoas que chegam atrasadas alegando algum motivo? Isso é falta de compromisso. Quantas vezes contratamos serviços que ficam bem aquém daquilo que foi ofertado: Prazo, qualidade, atendimento. Isso é compromisso, em alguns casos a falta dele. Recentemente li uma matéria a respeito que é importante o erro, que a falha faz melhorar qualidade do serviço. Mas é importante para quem? Pimenta nos olhos dos outros é refresco.

O Cliente tem um compromisso, uma reunião importante, o avião atrasa por causa de um erro, isso faz melhorar o serviço? É importante para o cliente? Para empresa? É importante para quem?

Falhar pode fazer parte do processo produtivo, caso não interfira com o compromisso do cliente. Quando um consultor, palestrante vem com essa máxima, é por que não faz parte do processo do dia a dia, não está no corpo a corpo com o cliente. Muitas empresas evoluíram nos seus processos de atendimento, produção e serviços pagando um preço muito alto, inclusive com perdas imensuráveis, que é a vida humana. Falar que falhar faz parte do processo produtivo, é muito cômodo. Fala-se por que não é com ele ou ela. Duvido que goste de ser mal tratado, mal servido, mal atendido. Duvido que goste de ver a matéria prima perdida, por causa de uma falha ou por falta de compromisso. Duvido que goste de ver o seu vôo atrasado por causa de uma falha técnica, que pode comprometer uma viagem ou uma reunião de negócio. Falar é fácil, difícil é fazer como diz o ditado. Se já é difícil ter compromisso, agora imagina ter comprometimento. Fazer mas do que se espera, surpreender o cliente, o amigo, a mulher, os filhos. Veja que é incondicional ninguém vai pagar mais por aquilo que não foi pedido. Ir à oficina mecânica para consertar o defeito do carro e sair com o defeito corrigido e o carro limpo e perfumado, isso é surpreender o cliente, isso é comprometimento, fazer mais sem esperar ser pago por isso, sem precisar ser mandado. Podemos dizer que é um Plus para o cliente. Não pense que é só o cliente que ganha com isso. você também ganha, e ganha muito.Você pode surpreender o seu chefe, o seu amigo de faculdade, você pode até surpreender a você mesmo tomando atitudes positivas, pró-ativa. Pense nisso, tenha compromisso e comprometimento. Bons negócios, Boas vendas.



2 comentários:

  1. Obrigado pelos post, ajudou-me muito. E parabéns pelo banner do blog, muito bonito.

    ResponderExcluir
  2. Victor, obrigado pelo seu comentário. Trabalhando a cada dia para levar informações e orientações as pessoas. Multiplicar conhecimentos e experiências, esse o principal objetivo do Blog do Vieira

    ResponderExcluir

Os comentários são muito bem vindos e importantes para o Blog do Vieira, pois ajudam a melhorar a qualidade dos nossos serviços. A Política de Comentários regula como devem ser feitos os comentários para que o mesmo não seja excluído e possa ser respondido, caso se faça necessário. Recomendo que leia antes de escrever e postar. Valorize o seu comentário.