quinta-feira, 31 de março de 2011

Você sabe o que é um Debate?

Antes de falar sobre o assunto, vamos a explicação:

Debate é uma discussão amigável entre duas ou mais pessoas que queiram apenas colocar suas ideias em questão ou discordar das demais, sempre tentando prevalecer a sua própria opinião ou sendo convencido pelas opniões opostas.
Geralmente debates são longos, e raramente se chega a alguma conclusão, porém, é uma prática considerada saudável onde uma pessoa pode ver vários lados de uma mesma questão.
Debates ou discussões amigáveis podem ser a respeito de temas diversos, como futebolpolítica, etc. Eles não devem ser confundidos por brigas ou amultuações. Geralmente debatentes são concisos e tem em mente a troca de idéias sem que haja ofensas para ambos os lados.
Composto por:
  • Moderador - Quem dita as regras, ou seja, apresenta o tema a ser discutido, escolhe os debatedores, estipula o tempo de cada um, interrompe-os quando necessário, fica responsável pelo sucesso do debate, visto que, quando um debatedor está com dificuldades argumentativas cabe ao mesmo passar a vez para outro debatedor com melhores argumentos, escolhe o tema, avalia os argumentos, inicia e encerra a discussão.

Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.

É muito comum, lembrarmos de Debate, apenas em época de eleições. Pois bem, nem sempre o debate tem um moderador, as vezes um presidente de mesa ou algo parecido. O tema ou debate sobre o que quer que seja, deve ser uma questão em aberto e não um debate programado. É muito comum discutir assuntos que já estejam com uma trajetória já definida e o tal debate é só uma performance necessária. O grande cuidado que se deve ter em um debate ou discussões de idéias é se realmente é promissor e não um jogo de cenas. Os países democráticos tem essa liberdade de escolhas e a necessidade de discutir valores é importante para o desenvolvimento social do país. O processo evolutivo te dá o direito de livre pensamento e expressão, da mesma forma que aonde termina o teu espaço, começa o meu. É muito comum hoje em dia, a terminologia "politicamente correto" para convivência social agradável e equilibrada. Agora tudo te agrada? acha que aquilo que o político falou é correto?  que o síndico do teu prédio está errado? Veja o que será mais democrático que uma reunião de condomínio? agora pergunte quantas pessoas comparecem a uma assembleia e depois reclamam das decisões tomadas. Precisamos exercitar a nossa capacidade de debater, pedir a palavra e expressar as nossas idéias e por ventura elogiar em público e criticar em particular. Ouvir e respeitar a opinião é importante, mas isso não quer dizer que essa manifestação esteja correta, precisamos raciocinar e não nos deixar levar pela argumentação. O assunto é polêmico? não vai falar? não vai debater? não reclame depois.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são muito bem vindos e importantes para o Blog do Vieira, pois ajudam a melhorar a qualidade dos nossos serviços. A Política de Comentários regula como devem ser feitos os comentários para que o mesmo não seja excluído e possa ser respondido, caso se faça necessário. Recomendo que leia antes de escrever e postar. Valorize o seu comentário.